quinta-feira, 31 de julho de 2008

Feira medieval

Programa interno da feira

Recepção das crianças:

- Check-in

-Tânia Vidal (Airão)

-Helena Moreira (Airão)

- 2 Elementos de vila verde

As crianças neste momento iram receber o distintivo conforme a sua idade, no qual ira ter cores diferentes no verso.

Existiram elementos a encaminha-los para a sua equipa


- Dividir as equipas – 1 elemento por equipa

Equipas:

Padeiros – Cor Branco – Joana (Mar)

Ferreiro – Cor castanho – Carla (Mar)

Sapateiro – Cor Vermelho – Raquel Silva (Airão)

Oleiro – Cor Laranja – Isabel Maria (Airão)

Agricultor – Cor Verde – Joaquim Martins (Airão)

Ferrador – Cor Amarelo - Renato Cunha (Airão)


Material necessário: Uma cartolina para cada cor - 6uni


- Entrada do rei – 15 elementos

1 – Rei – Ricardo Pinto (Bastuço)

1 – Pessoa que vai anunciar o rei – Paulo Silva (Bastuço)

5 – Pessoas a tocarem Bombos – Luís Carlos (Airão); João Cepa (Mar); Paulo chefe (Airão)

3 – Tocar cornetas – Martins (Airão)

2 – Bandeiras – Bruno Pereira ; Victor (Airão)

3 - Soldados – BRITO


As equipas estão todas alinhadas, neste momento o rei é anunciado, entram os bombos, as cornetas, os soldados e as bandeiras.

O Rei dá inicio dá feira e indica a cada equipa para onde se dirigir.


- Atelier (20 minutos cada atelier)


Roupa – Isabel Miranda / Victor Marques (Airão)


Produção de roupas de soldados para as crianças


Materiais – Tecido, agrafador, linhas, tesouras, cordas.



Armas – Luís Vidal/ Bruno (Airão)


Produção e espadas, escudos, capacetes e arcos.


Materiais – cartão, cola de madeira, tesouras, balões, pacotes de leite, madeira para realizar os arcos fio, entre outros


Barro – Judite (Bastuço)/ Tânia Vidal (Airão)


Pintura de copos da época já realizados e ainda terão algum barro para poder moldar


Materiais – Agua, bacias, barro, materiais para moldar barro, tintas e pincéis.



Decoração – Paulo Silva (Bastuço) / Xavier (clã convidado)


Terão que realizar fitas para decorar


Materiais – jornais, revistas, tesouras, corda


Malabarismo – Bruno (Brito) / João Cepa (Mar)


Terão que realizar bolas de malabarismo e aprender a trabalhar com elas.


Materiais – balões, arroz,



Construção de totens – Martins / Paulo chefe (Airão)


Neste atelier cada equipa terá que realizar um totem ou outro que identifique sua equipa.


Materiais – tecidos, papel, cordas, farinha, sapatos ferradoras, barro, matérias de agricultura, colocar uma caixa cheia de material relacionado com as equipas.


- Jogos


Cotonetes – Victor / Bruno (Airão)



A equipa divide-se em dois, fica metade frente a outra metade. Avança um de cada lado, para a área delimitada de cada um, pega o cotonete, é dada a partida. A partida acaba quando um deles sair da área delimitada.

O jogo acaba quando todos os elementos da equipa tiverem jogado.

Não é permitido contacto do cotonete com o corpo do adversário.


Objectivo: manter se o máximo de tempo possível dentro da área, Para alcançar o máximo de pontos.


Materiais – Cotonetes, tábua ou outro, suporte



Veste o Rei – Paulo Silva (Bastuço)/ Luís Carlos


Este jogo tem como objectivo passar por vários pontos para conquistar a roupa do rei.


O jogo tem um género de um corredor com obstáculos no qual os elementos da equipa vão estar distribuídos


Ponto A: um jogador vai em cima de uma andas até um piscina com esferovite na qual tem que encontrar as calças do rei;

Ponto B: Parte outro elemento com as calças e vai ter que passar por um obstáculo de fardos, antes do obstáculo terá lá o casaco do rei para dificultar a passagem no obstáculo pois ele tem que levar as calças e o casaco;

Ponto C: Parte outro elemento a correr dentro de um saco que vai ter que ir buscar a coroa do rei e entregar as roupas a outro elemento;

Ponto D: Este elemento tem que levar as roupas até ao rei com os olhos vendados, as ordens serão dadas pelo rei;


Objectivo: Vestir o rei o mais rápido possível.


Materiais – Fardos, piscina, esferovite, andam, sacos, roupa de rei, lenço de caminheiro.


Latas – João Cepa/ Bruno Silva (Brito)


As latas estão em torre


Cada fila horizontal corresponde a determinada pontuação, assim como cada lata (ver abaixo). Fila indiana em frente das latas, cada elemento tem direito a jogar três vezes (seguidas ou não, a definir pelos monitores do jogo).

*Cada lata derrubada numa fila extra acumula um ponto

Objectivo: derrubar o maior número possível de latas.

Materiais – latas, meias, ou bolas, suportes para as latas.



Afina a Mira – Xavier (clã convidado)/ Martins (Airão)


A equipa alinha se de frente, para a tábua com buracos, á distancia previamente definida e marcada no chão.

Cada membro da equipa tem direito a lançar três bolas (seguidas ou alternando entre colegas para não ficarem muito tempo a espera. fica a responsabilidade do monitor do jogo).

Quando toda a gente tiver lançado as três bolas o jogo acaba.

Cada buraco tem uma pontuação diferente.

A pontuação da equipa, acumula-se á medida que os elementos jogam e acertam nos buracos.


Objectivo: acumular o maior numero possível de pontos, acertando nos buracos.

Materiais – Placa com buracos; Bolas; Papel e caneta


Mapa – Judite / Jorge Maranhão (Mar)


Á chegada a equipa recebe um mapa “ gasto”, um bocado ilegível, que tem que enquadra-lo com o espaço da feira(actividade) para encontrar o tesouro perdido desde a idade media!

Depois de o enquadrar só tem que seguir as pistas que o mapa lhe indicar!


Ou seja no mapa, depois de enquadrado, há um local assinalado com uma cruz que supostamente corresponde a um tesouro, mas lá está um enigma que eles terão que resolver, para aí sim, chegar ao ansiado tesouro :D.


Enigma:


Objectivo: chegar o mais rápido possível ao tesouro.



Materiais – Mapas, marcadores, bússola; plástico transparente; Papel e tesoura.



Arco – Paulo (Airão) / Isabel Miranda


Usando o arco a uma distância a definir, terão que atingir um balão que estar no boneco de madeira, cada elemento só pode ter 3 tentativas.


Objectivo: rebentar o balão usando o arco

Materiais – Alvos, arcos, balões.

Sem comentários: